08/05/2020
MULHERES ADMIRÁVEIS: FLORENCE NIGHTINGALE
Todas as sextas-feiras, Lidiane Bach Leandro, do Rascunhando Silêncios, e eu publicamos sobre a vida de MULHERES ADMIRÁVEIS.
Aproveitem para conhecê-las! 😍
Nossa MULHER ADMIRÁVEL desta
sexta-feira é FLORENCE NIGHTINGALE.
Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. Ainda criança, foi morar na Inglaterra e como era filha de milionários, foi aluna do King’s College de Londres. Em uma viagem ao Egito, visitando hospitais, despertou sua vocação para a Enfermagem, apesar de, na época, não ser considerada uma atividade digna.
Florence foi para a Turquia, em 1854, durante a Guerra de Crimeia para cuidar dos soldados ingleses. Chegando lá, encontrou um hospital em péssimas condições: praticamente sem suprimentos e infestado de ratos e pulgas. Sem pensar duas vezes, tomou a frente da situação, higienizando (antes mesmo de se falar em assepsia, Florence já entendia sua importância) o local e zelando pela vida dos doentes, muitas vezes batendo de frente com os médicos pela manutenção da vida dos pacientes.
Ela passava noites em claro cuidando e acolhendo os doentes e por isso ficou conhecida como a Dama da Lâmpada – a lâmpada é um dos símbolos da Enfermagem em sua homenagem.
Florence, no retorno à Inglaterra, foi recebida como heroína, mas com sua saúde debilitada. Mesmo assim, ainda trabalhou muito na criação de escolas de enfermagem e na reforma sanitária dos hospitais militares e quartéis. Apesar do estímulo recebido da Rainha Vitória, a oposição de Nightingale ao Ministério da Guerra persistia, pois este não via sentido nas suas ideias em tempo de paz.
Florence escreveu dois livros: “Administração Hospitalar do Exército” e “Comentários sobre Questões Relativas à Saúde”. Com suas contribuições as reformas foram realizadas e um hospital foi construído. Em 1860, inaugurou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, em Londres. Em 1883, Florence recebeu da rainha Vitória, a Cruz Vermelha Real, e em 1901, tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em homenagem ao seu nascimento.
Gostou da nossa mulher admirável? Tem alguma mulher que você gostaria de ver aqui? Manda mensagem para a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário