MAY THE FOURTH - Da Literatura

04/05/2020

MAY THE FOURTH





Há alguns anos, o dia 4 de maio é praticamente um feriado oficial para quem é fã da saga Star Wars. A franquia de sucesso criada por George Lucas em 1977, já virou desenho animado, jogo eletrônico, série, bonequinhos (ah, os bonequinhos! ❤), roupas, calçados e muitos, mas muitos acessórios que nos fazem quase vender a alma para a Disney, atual detentora dos direitos.

O dia é marcado por diversas celebrações e mesmo que você não seja fã da saga, tenho certeza de que já deve ter visto algum conhecido comemorando a data em suas redes sociais. Então, hoje você encontrará textos, vídeos, fotos, memes e muitos posts comemorativos. 

Você já deve ter percebido, caso tenha visto minhas redes sociais e olhado com atenção os elementos do cabeçalho deste site, que sou uma fã enlouquecida da saga. Meu apartamento é abarrotado de objetos referentes aos filmes e aos personagens, tenho roupas, chinelos, cadernos, enfim, uma boa parte do meu salário é da Disney. A minha loucura por Star Wars é tão grande, que tenho alguns personagens do Dark Side of the Force tatuados no meu antebraço. 

Considero essa data de uma lindeza só e adoro ver como as pessoas comemoram pelo mundo, até porque me sinto um tanto órfã desde o último filme de dezembro de 2019, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker. Creio que neste ano sentirei certo conforto ao perceber que essa data é sempre lembrada pelos fãs.



Mas você sabe por que o dia escolhido é 4 de maio?





Uma das frases mais famosas da franquia e que se repete nos filmes, é Que a Força esteja com você. Em inglês, língua oficial da obra de George Lucas, a citação é assim: May the Force be with you. Assim, os fãs fizeram um trocadilho: May the Fourth be with you – em português: Que o 4 de maio esteja com você.

Obviamente que a frase para o nosso idioma perde o sentido, mas a frase original é tão popular que não faz diferença para os fãs que não possuem o inglês como língua oficial, não é mesmo? O importante é comemorar!

A primeira celebração do May the Fourth como Star Wars Day ocorreu no ano de 2011, na cidade de Toronto, no Canadã, em um encontro de fãs. A ideia foi tão maravilhosa que o evento vem se repetindo desde então pelo mundo inteiro.

Como estamos em época de quarentena em função da COVID-19, neste ano, só poderei comemorar pelas mídias sociais, já que não temos eventos para evitar aglomerações. Apesar disso, vou aproveitar para rever algum filme da saga e terminar de assistir ao The Mandalorian, que só não terminei de assistir porque tenho medo de chorar no último episódio.


Quais são os seus planos para celebrar o Star Wars Day? Conte para mim e May the Fourth be with you!

Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu e do Bilbo. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário