A PRINCESA, O CAFAJESTE E O GAROTO DA FAZENDA - ALEXANDRA BRACKEN - Da Literatura

07/08/2018

A PRINCESA, O CAFAJESTE E O GAROTO DA FAZENDA - ALEXANDRA BRACKEN



Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, surgia Star Wars, saga de filmes criada e dirigida por George Lucas. Na verdade, o tempo é de 39 anos, a galáxia é a que nós conhecemos e o episódio IV lançado no ano citado foi o primeiro filme de George Lucas de grande sucesso de bilheteria, aclamado pela crítica, vencedor de 6 Oscar e responsável por uma febre mundial, conquistando uma geração de fãs. Depois desse filme, vieram outros, compondo a trilogia original – episódios IV, V e VI – , anos depois, a segunda trilogia – episódios I, II e III – e, no ano passado, iniciou-se uma nova trilogia que tem como primeiro episódio o VII, O Despertar da Força. O universo expandido de Star Wars, entretanto, é muito maior do que podemos imaginar: livros, HQs, games, animações, além de um universo de produtos como roupas, brinquedos e objetos colecionáveis.


Esse episódio IV, lançado há tantos anos, foi o grande responsável por tudo. E é sobre ele que falaremos aqui hoje.



.


Mas antes, quero lembrar que falei nesse post aqui, que eu transferi o conteúdo do blog e algumas coisas deram errado com o backup. Então, algumas postagens estão sendo publicadas novamente, ok? Esta resenha de hoje foi originalmente escrita em agosto de 2016. Acrescentei alguns comentários e publico-a novamente agora com o link do vídeo-resenha que fiz lá no canal do blog.

Espero que curtam! ;)


A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda é uma releitura de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Este livro foi escrito por Alexandra Bracken, autora que cria um texto voltado para o público mais jovem e retoma os acontecimentos do filme.


O livro é dividido em três partes e narrado segundo o ponto de vista de cada um dos protagonistas: Leia Organa, a princesa, Han Solo, o cafajeste e contrabandista e Luke Skywalker, o garoto da fazenda.


A primeira parte é contada pelo ponto de vista da princesa Leia, que tenta se salvar de Darth Vader. Ele a persegue sob duas acusações: uma é a de que Leia faz parte da resistência do Império Galático – a Aliança Rebelde – e a outra é de que a princesa teria roubado os planos do projeto secreto a Estrela da Morte. Antes de ser presa, Leia envia uma mensagem para ajudar outros rebeldes e pedir por socorro através do dróide R2-D2.




A segunda parte da narrativa é contada através dos olhos de Han Solo, o cafajeste que só possui um interesse: pagar suas dívidas para continuar praticando sua atividade principal, o contrabando. Han Solo e seu copiloto e amigo, o wookie Chewbacca, aceitam um trabalho para levar um garoto e um velho para resgatar uma princesa, envolvendo-se com essas pessoas mais do que gostaria. A terceira parte é a do garoto da fazenda Luke Skywalker. Luke encontra R2-D2 e dá-se conta de que precisa ajudar uma princesa e, a partir disso, sua vida muda para sempre.


Não pretendo continuar relatando detalhes da narrativa porque apesar de ser uma história bastante conhecida, o público mais jovem talvez não tenha assistido ao filme ainda. Vale salientar aqui que é uma RELEITURA, ou seja, existem algumas novidades neste livro. Alexandra Brackes inspirou-se, evidentemente, no roteiro do filme. Os acontecimentos são os mesmos, mas a forma usada pela escritora para realizar a narrativa foi surpreendente. De leitura rápida, A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda desempenha muito bem o seu papel de atrair novos fãs da franquia. A linguagem é mais despojada, fluida e de fácil compreensão.



Millennium Falcon: a famosa espaçonave pilotada por Han Solo e copilotada por Chewbacca.
.

Apesar dessa estrutura dividida em partes, a escritora une as tramas paralelas em uma só, recapitulando os acontecimentos ocorridos com determinado personagem a partir de outro ponto de vista. Explico melhor: um mesmo acontecimento pode ser narrado duas vezes, uma conforme a visão de Leia e outra, segundo a de Han, por exemplo. Achei muito interessante essa forma de narrar porque acabamos por conhecer melhor o íntimo de alguns personagens.


Outro elemento muito interessante da escrita de Alexandra Bracken é a descrição psicológica das personagens. Inicialmente, poderíamos pensar que a escritora não acrescentaria novidades a personagens tão icônicos como Leia, Han e Luke, contudo, como a narração tem foco em um personagem por vez, podemos enxergá-los com maior profundidade e acompanharmos seus pensamentos.


Star Wars: Uma Nova Esperança – A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda é um livro ótimo para quem quer conhecer o universo Star Wars e também para quem quer entrar em contato novamente com a história do filme. Recomendo e muito esta leitura!




A PRINCESA, O CAFAJESTE E O GAROTO DA FAZENDA 

AUTORA: Alexandra Bracken
EDITORA: Seguinte
ANO: 2015
PÁGINAS: 264

Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa, um cafajeste e um garoto da fazenda... Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.





Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu e do Bilbo. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário