MULHERES ADMIRÁVEIS #1: Georgina de Albuquerque

22/03/2019



A partir de hoje, estou iniciando um novo projeto no Instagram e estendendo aqui para o blog. Todas as sextas-feiras, Lidiane Bach Leandro, do Rascunhando Silêncios, e eu estaremos publicando sobre a vida de MULHERES ADMIRÁVEIS.

Aproveitem para conhecê-las! 😍



GEORGINA DE ALBUQUERQUE nasceu em 1875, em Taubaté (SP), é uma das principais mulheres brasileiras a conseguir firmar-se como artista no começo do século XX. É uma personagem esquecida no panorama das artes plásticas brasileira, embora seja uma pioneira neste mesmo campo.



Dia de Verão, 1926


Influenciada pelo estilo impressionista, sua obra apresenta o uso de paleta de cores claras, preocupação com os efeitos da luz nos corpos, que empregava com sensibilidade - alguns críticos não consideram sua obra como autenticamente impressionista, mas uma versão diluída. .
Os temas mais constantes da sua pintura são o nu, o retrato e a paisagem, além da presença de mulheres.

Estuda pintura aos 15 anos com um pintor italiano, entra para a Escola de Belas Artes no Rio e, no ano seguinte, se casa com o pintor Lucílio de Albuquerque com quem viaja para Paris, onde continua seus estudos na Académie Julian e na Écoule de Beaux.

Vaso de cristal, s.d.



Volta para o Brasil em 1911 e continua expondo com muita frequência, foi bastante premiada.
Torna-se professora em 1927.

É a PRIMEIRA MULHER a ocupar o cargo de diretora na Escola Nacional de Belas Artes e a primeira mulher a realizar pinturas históricas brasileiras.

Morreu aos 77 anos.

As obras apresentadas aqui:
- Dia de Verão, 1926
- Vaso de cristal, s.d.
- No Cafezal, 1930



No Cafezal, 1930


Tem alguma mulher que você gostaria de ver aqui? Manda para gente!



Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu e do Bilbo. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário