Sétima arte: Buscando...

24/09/2018



Acaba de estrear um baita filme para quem, como eu, é fã de histórias policiais cheias de suspense (alô, Law and Order SVU!). O longa Buscando... conta, em um formato inovador, a história do desaparecimento misterioso de uma adolescente de 16 anos, Margot Kim (interpretada quando criança por diferentes atrizes, e por Michelle La na adolescência).

Quando a polícia não consegue desvendar o crime, o pai de Margot, David (John Cho), decide acessar o computador da filha em busca de pistas. Nesse processo, ele acaba descobrindo alguns segredos, e se dá conta de que a relação dos dois não é mais a mesma depois da morte da esposa, Pamela (Sara Sohn).



Por que o formato é inovador? O filme narra toda a história por meio de telas de computador e celular: conversas por vídeo e texto entre os personagens, pesquisas na internet, e-mails enviados e recebidos, notícias online, redes sociais... (E todo o texto que aparece na tela foi traduzido para o português, o que deve ter dado um trabalhão.)

Poderia ser um recurso vazio se o roteiro não fosse tão bom. Sim, o formato é diferentão, mas o importante é que o filme se sustenta independentemente disso. Ou seja, mesmo se fosse narrado de forma convencional, seria um ótimo filme!

E o recurso de mostrar tudo por meio de telas em muitos momentos soa até natural, se pensarmos que uma grande parte da interação entre as pessoas hoje ocorre por meio de aparelhos eletrônicos (o que pode ser uma dificuldade de se mostrar em um filme com formato convencional).

O roteiro tem várias reviravoltas e falsas pistas até a hora do final surpreendente. Confira o trailer:



Buscando...
Estados Unidos, 2018, 1h42.
Direção de Aneesh Chaganty. Com John Cho, Debra Messing e Joseph Lee.

Priscila Zigunovas é jornalista e fundadora da Think, Mario Estúdio de Conteúdo. Escreve sobre cultura, educação, gastronomia e o que mais der vontade. Ainda sonha em ser patinadora do Carrefour.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário