Resenha: A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda - Alexandra Bracken

07/08/2018


Título: Star Wars: Uma Nova Esperança – A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda
Autora: Alexandra Bracken
Editora: Seguinte
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 264
Compre aqui: Saraiva | Submarino | Fnac | Livraria Cultura


.





Sinopse: Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa, um cafajeste e um garoto da fazenda... Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.


**********
Oi, gente!

Eu falei nesse post aqui, que eu transferi o conteúdo do blog e algumas coisas deram errado com o backup. Então, algumas postagens estão sendo publicadas novamente, ok? Esta resenha de hoje foi originalmente escrita em agosto de 2016. Acrescentei alguns comentários e publico-a novamente agora com o link do vídeo-resenha que fiz lá no canal do blog.
Espero que curtam! ;)







Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, surgia Star Wars, saga de filmes criada e dirigida por George Lucas. Na verdade, o tempo é de 39 anos, a galáxia é a que nós conhecemos e o episódio IV lançado no ano citado foi o primeiro filme de George Lucas de grande sucesso de bilheteria, aclamado pela crítica, vencedor de 6 Oscar e responsável por uma febre mundial, conquistando uma geração de fãs. Depois desse filme, vieram outros, compondo a trilogia original – episódios IV, V e VI – , anos depois, a segunda trilogia – episódios I, II e III – e, no ano passado, iniciou-se uma nova trilogia que tem como primeiro episódio o VII, O Despertar da Força. O universo expandido de Star Wars, entretanto, é muito maior do que podemos imaginar: livros, HQs, games, animações, além de um universo de produtos como roupas, brinquedos e objetos colecionáveis.


Esse episódio IV, lançado há tantos anos, foi o grande responsável por tudo. E é sobre ele que falaremos aqui hoje.


Millennium Falcon: a famosa espaçonave pilotada por Han Solo e copilotada por Chewbacca.

.

A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda é uma releitura de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Este livro foi escrito por Alexandra Bracken, autora que cria um texto voltado para o público mais jovem e retoma os acontecimentos do filme.


O livro é dividido em três partes e narrado segundo o ponto de vista de cada um dos protagonistas: Leia Organa, a princesa, Han Solo, o cafajeste e contrabandista e Luke Skywalker, o garoto da fazenda.


A primeira parte é contada pelo ponto de vista da princesa Leia, que tenta se salvar de Darth Vader. Ele a persegue sob duas acusações: uma é a de que Leia faz parte da resistência do Império Galático – a Aliança Rebelde – e a outra é de que a princesa teria roubado os planos do projeto secreto a Estrela da Morte. Antes de ser presa, Leia envia uma mensagem para ajudar outros rebeldes e pedir por socorro através do dróide R2-D2.


A segunda parte da narrativa é contada através dos olhos de Han Solo, o cafajeste que só possui um interesse: pagar suas dívidas para continuar praticando sua atividade principal, o contrabando. Han Solo e seu copiloto e amigo, o wookie Chewbacca, aceitam um trabalho para levar um garoto e um velho para resgatar uma princesa, envolvendo-se com essas pessoas mais do que gostaria. A terceira parte é a do garoto da fazenda Luke Skywalker. Luke encontra R2-D2 e dá-se conta de que precisa ajudar uma princesa e, a partir disso, sua vida muda para sempre.


Não pretendo continuar relatando detalhes da narrativa porque apesar de ser uma história bastante conhecida, o público mais jovem talvez não tenha assistido ao filme ainda. Vale salientar aqui que é uma RELEITURA, ou seja, existem algumas novidades neste livro. Alexandra Brackes inspirou-se, evidentemente, no roteiro do filme. Os acontecimentos são os mesmos, mas a forma usada pela escritora para realizar a narrativa foi surpreendente. De leitura rápida, A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda desempenha muito bem o seu papel de atrair novos fãs da franquia. A linguagem é mais despojada, fluida e de fácil compreensão.





Apesar dessa estrutura dividida em partes, a escritora une as tramas paralelas em uma só, recapitulando os acontecimentos ocorridos com determinado personagem a partir de outro ponto de vista. Explico melhor: um mesmo acontecimento pode ser narrado duas vezes, uma conforme a visão de Leia e outra, segundo a de Han, por exemplo. Achei muito interessante essa forma de narrar porque acabamos por conhecer melhor o íntimo de alguns personagens.


Outro elemento muito interessante da escrita de Alexandra Bracken é a descrição psicológica das personagens. Inicialmente, poderíamos pensar que a escritora não acrescentaria novidades a personagens tão icônicos como Leia, Han e Luke, contudo, como a narração tem foco em um personagem por vez, podemos enxergá-los com maior profundidade e acompanharmos seus pensamentos.


Star Wars: Uma Nova Esperança – A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda é um livro ótimo para quem quer conhecer o universo Star Wars e também para quem quer entrar em contato novamente com a história do filme. Recomendo e muito esta leitura!





Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu e do Bilbo. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Gostei do livro e do seu texto. Achei interessante que seja uma releitura sem fugir muito do original, mas com bons acréscimos. Achei muito legal tb que a autora adicionou as 'análises psicológicas' que cada personagem faz de si mesmo, quando varia o foco narrativo. Para os fãs é uma ótima pedida, e para quem não conhece a história (existem?!) acho que vale a pena tb!... Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oiie Ana!

    Eu sou dessas que não conheço a historia de Star Wars direito. E quando estou pensando mergulhar neste universo, seja pelos livros ou filmes, me aparece sua resenha. Adorei a resenha e com certeza darei uma lida nos livros :D

    Beijos!
    https://leelerblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é linda! Baseado em Star Wars me lembra da minha infância. De quando assisti o filme pela primeira vez e fiquei de boca aberta com aqueles efeitos especiais para época. Sua resenha é fantástica.

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Acho que esse livro seria uma boa para eu entrar no mundo do Star Wars de vez, apesar que vou ver os filmes antes de qualquer coisa.
    Adorei a foto!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, confesso que não sou muito ligada nesse universo de Star Wars', quem curte aqui em casa é meu pai. Vou recomendar para ele.

    Abraços

    ResponderExcluir