Título: Star Wars: Uma Nova Esperança – A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda
Autora: Alexandra Bracken
Editora: Seguinte
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 264
Compre aqui: Saraiva | Submarino | Fnac | Livraria Cultura
Autora: Alexandra Bracken
Editora: Seguinte
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 264
Compre aqui: Saraiva | Submarino | Fnac | Livraria Cultura
.
Sinopse: Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa, um cafajeste e um garoto da fazenda... Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.
**********
Oi, gente!
Eu falei nesse post aqui, que eu transferi o conteúdo do blog e algumas coisas deram errado com o backup. Então, algumas postagens estão sendo publicadas novamente, ok? Esta resenha de hoje foi originalmente escrita em agosto de 2016. Acrescentei alguns comentários e publico-a novamente agora com o link do vídeo-resenha que fiz lá no canal do blog.
Espero que curtam! ;)
Esse episódio IV, lançado há tantos anos, foi o grande responsável por tudo. E é sobre ele que falaremos aqui hoje.
![]() |
Millennium Falcon: a famosa espaçonave pilotada por Han Solo e copilotada por Chewbacca. |
.
A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda é uma releitura de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Este livro foi escrito por Alexandra Bracken, autora que cria um texto voltado para o público mais jovem e retoma os acontecimentos do filme.
O livro é dividido em três partes e narrado segundo o ponto de vista de cada um dos protagonistas: Leia Organa, a princesa, Han Solo, o cafajeste e contrabandista e Luke Skywalker, o garoto da fazenda.
A primeira parte é contada pelo ponto de vista da princesa Leia, que tenta se salvar de Darth Vader. Ele a persegue sob duas acusações: uma é a de que Leia faz parte da resistência do Império Galático – a Aliança Rebelde – e a outra é de que a princesa teria roubado os planos do projeto secreto a Estrela da Morte. Antes de ser presa, Leia envia uma mensagem para ajudar outros rebeldes e pedir por socorro através do dróide R2-D2.
A segunda parte da narrativa é contada através dos olhos de Han Solo, o cafajeste que só possui um interesse: pagar suas dívidas para continuar praticando sua atividade principal, o contrabando. Han Solo e seu copiloto e amigo, o wookie Chewbacca, aceitam um trabalho para levar um garoto e um velho para resgatar uma princesa, envolvendo-se com essas pessoas mais do que gostaria. A terceira parte é a do garoto da fazenda Luke Skywalker. Luke encontra R2-D2 e dá-se conta de que precisa ajudar uma princesa e, a partir disso, sua vida muda para sempre.
Não pretendo continuar relatando detalhes da narrativa porque apesar de ser uma história bastante conhecida, o público mais jovem talvez não tenha assistido ao filme ainda. Vale salientar aqui que é uma RELEITURA, ou seja, existem algumas novidades neste livro. Alexandra Brackes inspirou-se, evidentemente, no roteiro do filme. Os acontecimentos são os mesmos, mas a forma usada pela escritora para realizar a narrativa foi surpreendente. De leitura rápida, A princesa, o cafajeste e o garoto da fazenda desempenha muito bem o seu papel de atrair novos fãs da franquia. A linguagem é mais despojada, fluida e de fácil compreensão.
Apesar dessa estrutura dividida em partes, a escritora une as tramas paralelas em uma só, recapitulando os acontecimentos ocorridos com determinado personagem a partir de outro ponto de vista. Explico melhor: um mesmo acontecimento pode ser narrado duas vezes, uma conforme a visão de Leia e outra, segundo a de Han, por exemplo. Achei muito interessante essa forma de narrar porque acabamos por conhecer melhor o íntimo de alguns personagens.
Outro elemento muito interessante da escrita de Alexandra Bracken é a descrição psicológica das personagens. Inicialmente, poderíamos pensar que a escritora não acrescentaria novidades a personagens tão icônicos como Leia, Han e Luke, contudo, como a narração tem foco em um personagem por vez, podemos enxergá-los com maior profundidade e acompanharmos seus pensamentos.
Star Wars: Uma Nova Esperança – A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda é um livro ótimo para quem quer conhecer o universo Star Wars e também para quem quer entrar em contato novamente com a história do filme. Recomendo e muito esta leitura!
Oi, Ana!
ResponderExcluirGostei do livro e do seu texto. Achei interessante que seja uma releitura sem fugir muito do original, mas com bons acréscimos. Achei muito legal tb que a autora adicionou as 'análises psicológicas' que cada personagem faz de si mesmo, quando varia o foco narrativo. Para os fãs é uma ótima pedida, e para quem não conhece a história (existem?!) acho que vale a pena tb!... Beijo!
Oiie Ana!
ResponderExcluirEu sou dessas que não conheço a historia de Star Wars direito. E quando estou pensando mergulhar neste universo, seja pelos livros ou filmes, me aparece sua resenha. Adorei a resenha e com certeza darei uma lida nos livros :D
Beijos!
https://leelerblog.wordpress.com/
A capa desse livro é linda! Baseado em Star Wars me lembra da minha infância. De quando assisti o filme pela primeira vez e fiquei de boca aberta com aqueles efeitos especiais para época. Sua resenha é fantástica.
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirAcho que esse livro seria uma boa para eu entrar no mundo do Star Wars de vez, apesar que vou ver os filmes antes de qualquer coisa.
Adorei a foto!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Olá flor, confesso que não sou muito ligada nesse universo de Star Wars', quem curte aqui em casa é meu pai. Vou recomendar para ele.
ResponderExcluirAbraços