5 LIVROS AMBIENTADOS EM ESCOLAS

01/08/2018

Olá, pessoal!


Hoje é 1º de agosto e após um pequeno recesso em julho, algumas escolas aqui no Rio Grande do Sul estão retornando às aulas nesta semana. Então, resolvi fazer uma lista de 5 livros cujas histórias são ambientadas em escolas a fim de homenagear o próximo semestre que será de muito planejamento, de muitos alunos me incomodando estudando, de muito café consumido por mim, de muito trabalho e de muitas risadas.

Aqui estão alguns livros de que gostei bastante de fazer a leitura na época. Não é um TOP 10, nem TOP 5... nem sei se seria um "top"! Mas são livros cujas leituras foram muito bacanas. ;)




Cidades de Papel – John Green




.

Título: Cidades de Papel | Autor: John Green| Edição: 1 | Editora: Intrínseca | Ano: 2012 | ISBN: 9788580573749 | Páginas: 368 | Skoob


Sinopse: Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.




Apesar de muita gente não gostar desta obra de Green, eu gostei muito da leitura. Quentin é aquele típico adolescente que se apaixona pela amiga de infância e ela , ao que parece, nem lembra que ele existe. A escola não é exatamente o ambiente principal da narrativa, mas o cotidiano escolar de Q lembra-me muito a minha vida escolar quando adolescente: estudava pela manhã e fazia atividades extraclasse no turno da tarde na própria escola. Cidades de Papel é um livro despretensioso e engraçado. Pelo menos eu me diverti em vários momentos!


Resenha aqui.




As vantagens de ser invisível – Stephen Chbosky






Título: As vantagens de ser invisível | Autor: Stephen Chbosky| Editora: Rocco | Ano: 2012 | ISBN: 9788532522337 | Páginas: 224 | Skoob


Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

.

Li As vantagens de ser invisível logo após a estreia do filme aqui no Brasil em 2012. O livro, todo escrito através de cartas, conta a história de Charlie, um adolescente inseguro que está ingressando no Ensino Médio. A história se passa praticamente toda dentro do ambiente escolar e de atividades realizadas pelos adolescentes após as aulas: jogos, encontros em lanchonetes, festas etc. É um livro sensível e comovente. Vale a pena ler!




.
A Lista Negra – Jennifer Brown






Título: A Lista Negra | Autor: Jennifer Brown| Editora: Gutenberg | Ano: 2012 | ISBN: 9788565383110 | Páginas: 272 | Skoob

.

Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre autoconhecimento e o perdão.


.


Uma das minhas melhores leituras do ano de 2016, A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um livro marcante. Valerie Leftman, a protagonista da história vive as consequências de um massacre cometido por seu namorado na escola em que frequentava. Valerie, que sempre fora alvo de bullying, havia criado uma lista “de brincadeira” com nomes de pessoas que a menosprezavam na escola. A história é emocionante! Acompanhar Valerie enfrentando a dura realidade de encarar a família, os amigos e os colegas faz-nos refletir sobre como é difícil superar uma tragédia dessas. Recomendo e muito esta leitura.


.
.

Carrie, a estranha – Stephen King


 .



Título: Carrie, a estranha | Autor: Stephen King| Editora: Suma de Letras | Ano: 2013 | ISBN: 9788581050362 | Páginas: 200 | Skoob




Sinopse: Até 1972, Stephen King ainda era um professor cujo salário mal dava para sustentar a mulher, Tabitha, e os dois filhos. Nas horas vagas, escrevia histórias de suspense, sempre rejeitadas pelas editoras. Foi então que finalizou mais uma obra. Em seguida, porém, desiludido com o mercado editorial, King arremessou-a pela janela. Foi Tabitha quem o convenceu de recuperar os originais e tentar outra vez. Enviado a um editor, o livro foi aceito. Nascia Carrie, a Estranha, obra que lançou Stephen King no cenário literário mundial.
O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

.


Outro livro sobre bullying, li Carrie, a estranha ainda adolescente. Aqui, o assunto é trabalhado habilmente nas mãos do mestre do horror Stephen King que, além de usar o ambiente escolar para falar de adolescentes e seus problemas, insere elementos do sobrenatural na história. Carrie é um clássico e é o primeiro livro de King. Baita livro para iniciar a carreira de escritor, hein?


.


Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling






Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal | Autor: J. K. Rowling| Editora: Rocco | Ano: 2000 | ISBN: 9788532511010 | Páginas: 224 | Skoob




Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.


.


Eu não poderia escrever uma lista de livros ambientados em escolas e não falar da querida Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Acredito que todo fã de Harry Potter gostaria de estudar nesse lindo internato e frequentar as aulas do professor Snape e da professora Minerva McGonagall, pertencer a uma das casas, ouvir as lendas sobre o castelo, visitar a Floresta Proibida, assistir às partidas de Quadribol e muito mais. A escola é o lugar principal dos acontecimentos de toda a série Harry Potter e o primeiro livro é o texto em que encontramos maiores detalhes sobre o seu funcionamento. Eu, como professora, não só gostaria de ter estudado em Hogwarts, mas também lecionado lá. Então, se você não leu ainda as obras sobre o bruxinho, leia imediatamente!




Esses são alguns livros que eu recomendo para quem gosta de ler histórias que se passam em escolas. Hoje, então, reinicio a minha batalha diária como professora e acredito me identificar com essas obras porque minha vida está ambientada dentro de escolas há alguns anos (ainda bem que não na escola de Carrie nem na de Valerie, enfim). Espero que tenham gostado das dicas! Falem aí nos comentários algum livro que vocês tenham lido e que também é ambientado em escolas. Vou adorar saber!


.



Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu e do Bilbo. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Não costumo gostar de livros ambientados em escolas, justamente por não ter tido uma boa experiência na minha...
    Mas sou apaixonada pela trama de Harry Potter, provavelmente por se passar em um lugar mágico e cheio de aventuras, sempre quis estudar em um lugar como Hogwarts XD

    ResponderExcluir