META DE LEITURA PARA 2018

01/01/2018


Oi, gente!

O ano começou e com ele vem as metas de leitura! ;)

Como faz muito tempo que não produzo conteúdo nem para o blog nem para o canal, este mês de janeiro será de muitas definições e metas para o ano. Eu ainda tenho bastante dificuldade de conciliar o blog com cada mudança profissional que acontece em minha vida e desde outubro de 2017 tudo virou de pernas para o ar! hehehe...

No entanto, não seria Ano Novo se não houvesse as benditas promessas, né? Então, bora ver o que nos aguarda para os próximos 12 meses.




No ano passado, resolvi montar a minha meta um pouco diferente pois sempre que selecionava livros no início do ano para ler, quando chegava a época, não sentia muita vontade de realizar a leitura e acabava por escolher outro e, obviamente, não cumpria a meta. Consegui resolver isso em 2017 pois deixei a meta um pouco mais aberta. Caso você queira ver como foi, clica aqui.

O resultado de 2017 foi bastante positivo no que se refere a leituras realizadas. Consegui cumprir a meta (com exceção do item biografia) e li mais de 20800 páginas a que me propus. 

Para 2018, vou mudar um pouco! Diminui a quantidade de livros para cada gênero do ano anterior e acrescentei um. Olhem como ficou:

- 3 romances clássicos da literatura universal
- 3 romances clássicos da literatura brasileira
- 2 peças de teatro
- 2 livros de poesia
- 1 biografia
- 1 livro de contos
- 3 HQs

Meta anual: mínimo de 52 livros de 400 páginas, totalizando 20800 páginas.


Além dessa meta, vou escolher 10 livros para ler em 2018 porque eles se encaixarão nesses itens e porque são livros que pretendo ler independente da meta. Durante a semana definirei quais serão os livros e venho falar para vocês!


Terei, ainda, os livros do Clube do Livro Online para ler. A ideia será conciliar as leituras do clube e as leituras pessoais. Se você quiser conhecer este projeto, clica aqui.


Eu ainda participo de outros projetos de leitura em conjunto: o Vórtice Fantástico de Porto Alegre e o Clube de Leitura Eu Passarinho. Falarei sobre eles em breve.



E, para finalizar, alguns objetivos pessoais:


1 - Diminuir a pilha de livros antes de comprar mais livros

Desde 2016, tenho tentado diminuir o número de livros não lidos na estante. Aí, percebi que continuava comprando muitos livros e lendo pouco. Quer dizer, o número de livros lidos era menor que o de livros comprados. E a novidade deste ano é que estou com problema de espaço. Logo, isso tem que acabar! Nada de adquirir livros demais.

2 - Inscrever-se em desafios que eu possa realmente cumprir

Nada de dobrar a meta, Ana Karina! A ideia aqui é participar de desafios e maratonas que eu consiga encaixar as leituras que já fazem parte da minha meta de 2018.

3 - Resenhar os livros lidos até 4 dias no máximo

Eu sempre me enrolo para resenhar as leituras e depois me esqueço dos detalhes do livro. Nesse ano quero me organizar em relação a isso. A ideia é resenhar assim que terminar a leitura do livro! Vou tentar, né?



Essas são algumas das resoluções literárias de 2018. Farei um resumo semanal para vocês irem acompanhando o meu exemplo de força de vontade e (in)disciplina... 


Me contem aqui nos comentários quais são os planos de vocês para o ano de 2018 e o que vocês fazem para conseguir cumprir com eles! ;)



Beijos literários e Feliz Ano Novo!


Ana Karina (ou só Karina) é a criadora e autora do blog Da Literatura. É gaúcha de Porto Alegre, geminiana tagarela e mãe da Capitu. Atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa da rede municipal e ama a sua profissão. Viciada em livros, cinema, arte e cultura geek. Adora viajar, conversar e fazer piadas sem graça.

3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Oi Ana, tudo bem?
    Conheci seu blog a pouco tempo e AMEI o conteúdo. Está cada vez mais difícil achar blogs literários que resenhe tantos livros clássicos (que são os meus preferidos). Fico feliz que vá voltar a postar aqui no blog, seu conteúdo é de utilidade pública! Vou adorar acompanhar suas postagem daqui para frente. Boa sorte com suas metas. Beijinhos.

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  2. Literatura clássica, peças teatrais e HQs <3 Minhas maiores paixões haha
    Boa sorte na meta do ano!

    Beijão
    http://atocadalebre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sobre seu objetivo pessoal 2: também vivo me enfiando em mais projetos do que consigo cumprir... Quem nunca?
    Também me desafiei a ler esse ano - ano passado, infelizmente não li quase nada. Mas esse ano vai!

    Beijos,
    Luisa

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir